Frases Motivadoras para o Sucesso

Gestão do Património: Uma administração eficiente começa de Dentro para Fora

Gestão Patrimonial, é um factor indispensável em empresas de sucesso. Para uma empresa se destacar é necessária uma evolução continua dos seus produtos e serviços. Porém, quanto maior ela se torna, mais complexo se torna a sua gestão patrimonial. Desta forma, uma consultoria especializada em gestão patrimonial para optimizar a administração pode fazer toda a diferença.

Quanto maior se torna uma empresa, mais complexa se torna a sua gestão. É necessário o controlo efectivo da atividades da mesma, ter precisão em seus custos de operação, em sua manutenção patrimonial, na avaliação do valor dos ativos além dos impactos fiscais actuantes, só assim podemos garantir que as metas sejam atingidas.

É neste sentido que a firstmetical oferece através do seu serviço de Controlo e Gestão Patrimonial consultoria especializada e levantamento para simplificar a gestão da sua empresa, dando todo o suporte necessário.

 

No serviço de Controlo e Gestão Patrimonial a firstmetical oferece as seguintes opções de consultoria:

  • Consultoria especializada em implementação de Gestão Patrimonial;
  • Inventário físico alocando os bens por Centros de Responsabilidade e/ou custo, local, sector, departamento;
  • Etiquetagem dos bens utilizando etiquetas com código de barras e/ou numeradas, chips, tags especiais, etc;
  • Descritivo técnico de cada bem patrimonial;
  • Reconciliação físico x Patrimonial;
  • Ajustamentos de sobras físicas e patrimoniais;
  • Reconstrução do cadastro de inventários físicos;
  • Análises Patrimoniais;
  • Estudos para determinação da vida útil técnica remanescente.

 

 

 

 

As causas dos frequentes desvios entre a realidade física e contabilística das empresas ao nível do imobilizado, são em primeira análise imputáveis a uma deficiente comunicação entre as áreas operacionais e os serviços administrativos e financeiros (aprovisionamento, compras e contabilidade):

  • As consequências da discrepância entre o universo contabilístico e o imobilizado instalado são graves:
  • Conhecimento distorcido do imobilizado, por insuficiente caracterização e individualização dos bens;
  • Pratica de taxas de amortização superiores ou inferiores às adequadas, por erros de classificação;
  • Dificuldade na imputação analítica de valores a centros de custos (aquisição, exploração e manutenção);
  • Subavaliação ou sobreavaliação do activo imobilizado;
  • Desajustamento dos prémios de seguros;
  • Mapas fiscais que não reflectem a realidade das empresas.

Mais do que investir na aquisição de um novo software, é inquestionável a importância da implementação de modelos organizacionais que viabilizem sistemas de controlo de gestão patrimonial eficientes e eficazes.

As empresas devem procurar soluções especializadas e ajustadas às reais necessidades de controlo do seu imobilizado e devem, preferencialmente, garantir a implementação de meios de actualização periódica da realidade físico-contabilística (sejam eles informatizados ou tendo por base intervenções assíduas de controlo interno).

As empresas normalmente detém um vasto património e em muitos casos a informação contabilística do imobilizado não está ajustada à realidade física. Neste contexto, por forma a implementar as melhores práticas de gestão do imobilizado, torna-se necessário realizar o inventário geral e cadastro do seu imobilizado.

 

Depreciação e Teste de Imparidade e Recuperabilidade de Activos

É importante ressaltar as vantagens dos inventários de património, através também de uma política de engenharia de avaliações satisfatória. A primazia de ganho é através, primeiramente, da gestão do património eficiente, no qual, os gestores da empresa, com base nos recursos disponíveis, assim como o estado do imobilizado corpóreo, garantem soluções estratégicas diferenciadas.

Do ponto de vista legal, é importante ter acesso, de forma eficaz ao imobilizado para verificação do seu estado. Desta forma, procede se á verificação da necessidade ou não de avaliação ( teste de imparidade, teste de recuperabilidade, etc. ) e determinação da vida útil, para além de agilizar o processo, caso seja verificado variações na depreciação, ou haja necessidade de redução ao valor recuperável de activos.

 

O objectivo geral dos serviços de consultoria é realizar o inventário e cadastro do imobilizado da sua empresa, prosseguindo os seguintes objectivos específicos:

  • Inventário do Imobilizado:

       Vistoria física, identificação e colocação de etiquetas;

       Levantamento de dados com colectores PDAs;

       Padronização de descrições e classificação de dados;

       Emissão de relatórios com os resultados do inventario.

  • Cadastro do Imobilizado:

       Preparação da base de dados física dos bens inventariados;

       Preparação da base de dados electrónica (Excel)

Resultados Esperados

Para apoiar as empresas moçambicanas a implementar um sistema de gestão patrimonial eficiente, a firstmetical apresenta os serviços de inventário e cadastro do imobilizado, que inclui a etiquetagem, elaboração do Manual de Procedimentos de Gestão do Imobilizado e Implementação do Sistema de Controlo Patrimonial

  

Inventario e Cadasto do Imobilizado

Uma das primeiras actividades na implementação do Sistema de Gestão e Controlo Patrimonial é a elaboração do Inventário Físico dos bens tangíveis da empresa. A sua realização de forma correcta permite a construção de uma base de dados de bens organizada e actualizada, assegurando assim que todas as decisões de gestão sejam tomadas baseadas em informações correctas e que prejuízos financeiros sejam evitados.

 

O que é Inventário Físico?

O inventário físico é a actividade que consiste na verificação da existência física dos bens, se os mesmos estão operacionalmente activos, sua condição de uso, estado de conservação, obsolescência tecnológica para além da colecta de uma séria de informações de gestão para a implementação de controlos por unidade, local, centros de custo, responsabilidade, etc.

Todos os bens inventariados recebem um número de identificação do bem, isto é, nesse processo deve se afixar (colar) as etiquetas de identificação patrimonial em todos os bens (caso ainda não possuam).

O resultado do inventario é uma listagem ou base de dados de todos os bens identificados e cadastrados (etiquetagem), que permite posteriormente efectuar a reconciliação e saneamento do imobilizado através da confrontação da informação contabilística do imobilizado mantida em sistemas de informação de gestão (software de gestão).

Porquê fazer e manter o cadastro físico actualizado:

  • Fiscal / Contabilístico: Assegurar a qualidade e credibilidade dos valores publicados no balanço patrimonial, sem ressalvas da auditoria externa. Com a implementação das Normas Internacionais de Relato Financeiro (NIRF ou IFRS), p inventario dos bens tangíveis e posterior determinação do Justo Valor tornou-se um imperativo para as empresas por forma a que o imobilizado constante das demonstrações financeiras reflicta os valores do mercado;
  • Organizacional: Localização do bem, identificação do seu responsável (elaboração do termo de responsabilidade), a implementação de políticas, normas e procedimentos de gestão do património que minimizam as perdas por mau uso, desvio e entre outros factores que não permitem a sua gestão eficiente;
  • Garantias e Seguros: Suporte para as operações de garantia em financiamentos e seguros patrimoniais;

Gestão: Suporte para implementação de políticas de reposição do imobilizado, investimentos, etc. 

 

Processo de Inventário Físico de Imobilizado

A metodologia de inventário físico da firstmetical compreende seis fases descritos na figura seguinte:

 

firstmetical, possui serviços e soluções exclusivas para o Inventário do imobilizado:

  1. Levantamento Contabilístico: Certificar que os bens estão contabilizados correctamente, de forma individualizada, classificados correctamente nas respectivas contas contabilísticas e assegurar a veracidade das informações publicadas nos balanços patrimoniais das empresas.
  2. Inventário Físico: Verificar a existência física dos bens e se os mesmos estão operacionalmente activos, identificar os bens com a colocação de etiquetas patrimoniais, implementar controlos físicos, classificando por Unidade, Centro de Custos, Localização.
  3. Reconciliação: É a conciliação física versus contabilística e tem como objectivo verificar que todos os bens encontrados fisicamente estão contabilizados e que todos os bens contabilizados existem fisicamente e operacionalmente activos.
  4. Saneamento: Eliminar as diferencas contabilísticas e físicas, analisando caso a caso as causas e identificando soluções.
  5. Implementação de Procedimentos: Implementar normas  e procedimento para controlar a movimentação dos bens.
  6. Implementação de Softwares para a Gestão Patrimonial: AfixPat – Sistema de Controlo Patrimonial (Versão Desktop – Cliente/Servidor) e/ou AfixWeb – Sistema de Controlo Patrimonial Web (Versão Web);
  1. Consultoria: Serviços “in house” para eliminar todas pendências das diferenças físicas e contabilísticas, treinamento operacional e implantação das normas e procedimentos, para a continuidade dos controles.
  2. Outsourcing do Controlo Patrimonial: O serviço de Outsourcing do Controlo do Património libera a empresa das actividades e rotinas operacionais que são demandadas pela gestão patrimonial.

 

A primeira etapa do processo de Inventário Patrimonial é o Levantamento Contabilístico, que tem por objectivo validar todas as informações registadas na contabilidade ou no Sistema de Controlo Patrimonial da empresa através dos seguintes procedimentos:

  • Análise da base analítica dos bens contabilísticos registados no sistema de controlo patrimonial;
  • Verificar se os itens estão registados correctamente;
  • Pesquisar as notas fiscais de aquisição para perfeita identificação dos bens, valores e datas;
  • Padronização das descrições;
  • Valorização individualizada dos bens contabilizados;
  • Fecho anual, conta a conta, com os balanços patrimoniais dos últimos dois anos;
  • Diagnóstico fiscal, a partir de revisões nos mapas de depreciação;
  • Cálculo ideal da depreciação e correcção monetária acumulada item a item e ajuste com os saldos contabilísticas da data base estabelecida em comum acordo.

 

Vistoria Física:

  • Vistoria física dos bens do imobilizado, identificação e colocação de etiquetas patrimoniais com código de barras, que podem ser produzidas com a qualidade da empresa do grupo, AfixGraf;
  • A fixação das etiquetas será efectuada obedecendo-se as necessárias recomendações técnicas do fornecedor, e ainda, essas etiquetas deverão ser colocadas de forma padronizada para facilitar o acesso, visualização e leitura “via scanner” do código de barras.
  • Levantamento de dados: Utilização do AfixInvSoftware de Inventário, que permite o levantamento dos dados com colectores de dados PDAs com leitoras de código de barras. Caracterização do estado de conservação dos bens inventariados para apuramento de idade remanescente / ano de aquisição e estado funcional. 
  • Padronização e Classificação:

       Utilização do AfixÚtil, que permite o acompanhamento em tempo real dos dados do inventário (via wireless);

       Descrição técnica - descritiva dos bens inventariados: descrição padronizada, marca, modelo e número de série do bem, número do bem anterior (se houver);

       Classificação por Unidade, Filial, Centro de Custos, Localização.

  • Relatórios: Emissão de gráficos ou relatórios com termo de responsabilidade com todos os dados resultantes do processo de inventário.
  • Inventário Patrimonial do Imobilizado com etiquetas RFID:

       Etiquetas RFID - Radio Frequency Identification (Identificação por Radiofrequência) é a tecnologia que está substituindo as etiquetas de código de barras e permitem uma redução da ordem de 90% no tempo de execução de um inventário.

Com etiquetas RFID tornou-se possível recolher as informações de bens em movimento, o que abre novas possibilidades de controlo de bens que transitam entre departamentos ou que saem para fora dos estabelecimentos comerciais: notebooks, celulares, ferramentas e equipamentos utilizados na manutenção, etc.

  • Reconciliação do Imobilizado

       O objectivo da reconciliação é validar as informações registadas na contabilidade e no sistema de controlo patrimonial, e ou na base reconstituída através dos registos contabilísticas e documentos, conciliando com as informações obtidas no inventário físico (itens físicos).

       Nesta etapa será utilizado o Sistema de Reconciliação Físico Contabilístico, onde todos os históricos do processo serão armazenados em banco de dados, de forma que se possa realizar uma auditoria do processo utilizado (Relação De –> Para).

  • Saneamento do Imobilizado: É a fase final do processo de Inventário Patrimonial, e tem como objectivo eliminar as diferenças contabilísticas e físicas, analisando caso a caso as causas e buscando soluções. As diferenças são ocasionados devido a:

       Diferenças na descrição do bem, entre a base contabilística (geralmente técnica do fornecedor) e base de dados física (descrição funcional do item);

       Em função dos itens desagregado no cadastro, ou seja, são itens que fazem parte de algum item principal, mas que na hora da contabilização foram registados como se fosse um item e precisam ser reagrupados a um item principal;

       Contabilização por totais de facturas ou Projectos: falta de detalhamento ou individualização na base contabilística, nesses casos, será necessário a pesquisa nos documentos de compra dos bens;

       Descrição incompleta dos itens na base contabilística: muitas vezes quem procede à contabilização não toma o devido cuidado para descrever o item, informar a marca, modelo e número de série, etc., o que torna impossível proceder a uma conciliação dos itens.

 

Eliminadas todas as causas, e se ainda persistir a existência de diferenças físicas e contabilísticas, e não tendo mais nenhum outro recurso para solucionar a questão, pode-se efectuar a apropriação dos valores contabilísticos não conciliados, proporcionalmente aos valores avaliados dos itens físicos não confrontados, com o intuito de não alterar valores totais por conta, nem mesmo a cota de depreciação mensal de cada uma das contas contabilísticas. Finalizada esta fase, tem-se a base de dados de todos os bens: Conciliadas as diferenças físicas e contabilísticas no novo cadastro, sendo que as diferenças contabilísticas e físicas são transferidas para um centro de custo e contas contabilísticas específicos para análise e verificações futuras, caso seja necessário.

Outsourcing do Controlo Patrimonial: O serviço de Outsourcing do Controlo do Património libera a empresa das actividades e rotinas operacionais que são demandadas pela gestão patrimonial. O outsourcing garante que a sua empresa conte com a experiência e a exclusiva metodologia da firstmetical que resultam na melhoria de todos os processos e qualidade das informações relacionadas ao património da sua empresa.

Software de gestão patrimonial: O software é executado em um servidor (Data Center), não sendo necessário instalar o sistema no computador do cliente, bastando aceder por meio da Internet, ou seja, não há necessidade de adquirir a licença de uso, nem o contrato de manutenção do sistema; o custo é apenas pelo uso mensal do sistema; é como se fosse aluguel do sistema, com a vantagem de manutenção dos programas, suporte e atendimento de especialistas do sistema.

Porque Outsourcing do Controlo de Património?

    1. Eliminação das rotinas operacionais: As actividades administrativas relacionadas ao controlo do património passam a ser realizadas pela firstmetical, livrando a sua empresa dos esforços e da perca de tempo na realização destas actividades em prol da prioridade da sua actividade principal;
    2. Redução de custos: Diminuição dos custos com funcionários e gastos com equipamentos e softwares de controlo patrimonial interno;
    3. Profissionais especializados: A firstmetical conta com uma equipa de técnicos e contabilistas altamente qualificados e com ampla experiência na área, garantindo assim, que o controlo patrimonial da sua empresa esteja a cargo de profissionais especializados;
    4. Pleno cumprimento das leis: Metodologia que cumpre com as normais fiscais que regem o controlo do património (PGC-NIRF,);
    5. Controlo centralizado e actualizado: Informação sobre o imobilizado organizada, regularizada e actualizada conforme as movimentações mensais.

 

 

 

Notícias Globais

Diário de Notícias - Globo
A Grande Referência Diária

Fundador da HQ Trivia e Vine, morre aos 34 anos

A polícia encontrou o corpo de Colin Kroll depois da namorada ter pedido ajuda às autoridades para o encontrar


Médium acusado de abusos sexuais entrega-se à polícia

Conhecido como o médium das estrelas, João de Deus era considerado "fugitivo" da Justiça para o Ministério Público desde sábado


Número de mortos do atentado de Estrasburgo sobe para cinco

O balanço das vítimas mortais do atentado de Estrasburgo eleva-se para cinco. Este domingo foi desligada a máquina à vítima que estava em morte...


Paul Romer: casou de manhã e à tarde recebeu o Nobel da Economia

Em poucas horas Paul Romer viveu em Estocolmo dois dos momentos mais importantes da sua vida.


Espanhóis manifestam-se por uma pensão mínima de 1080 euros

Os pensionistas espanhóis voltaram este sábado à rua para exigirem melhores pensões. Exigem uma pensão mínima de 1080 euros mensais


Incêndio em zoo de Inglaterra obriga à retirada de animais e visitantes

Um incêndio deflagrou esta manhã no jardim zoológico de Chester, um dos maiores da Inglaterra, levando à evacuação de animais e visitantes.


Coletes amarelos: mais polícias que manifestantes nas ruas de França

Manifestações em França reuniram 66 mil pessoas, praticamente metade dos 126 mil da semana passada e na maioria pacíficas. E estavam 69 mil membros...


Milhares de crianças migram sozinhas para os EUA

Cerca de 15 mil crianças migrantes estão presas nos EUA em mais de 100 albergues privados. A maioria desses menores são adolescentes...


OLP condena Austrália por reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) diz que o reconhecimento por parte da Austrália de Jerusalém Ocidental como...


Diário de Notícias - Globo
A Grande Referência Diária

Fundador da HQ Trivia e Vine, morre aos 34 anos

A polícia encontrou o corpo de Colin Kroll depois da namorada ter pedido ajuda às autoridades para o encontrar


Médium acusado de abusos sexuais entrega-se à polícia

Conhecido como o médium das estrelas, João de Deus era considerado "fugitivo" da Justiça para o Ministério Público desde sábado


Número de mortos do atentado de Estrasburgo sobe para cinco

O balanço das vítimas mortais do atentado de Estrasburgo eleva-se para cinco. Este domingo foi desligada a máquina à vítima que estava em morte...


Paul Romer: casou de manhã e à tarde recebeu o Nobel da Economia

Em poucas horas Paul Romer viveu em Estocolmo dois dos momentos mais importantes da sua vida.


Espanhóis manifestam-se por uma pensão mínima de 1080 euros

Os pensionistas espanhóis voltaram este sábado à rua para exigirem melhores pensões. Exigem uma pensão mínima de 1080 euros mensais


Incêndio em zoo de Inglaterra obriga à retirada de animais e visitantes

Um incêndio deflagrou esta manhã no jardim zoológico de Chester, um dos maiores da Inglaterra, levando à evacuação de animais e visitantes.


Coletes amarelos: mais polícias que manifestantes nas ruas de França

Manifestações em França reuniram 66 mil pessoas, praticamente metade dos 126 mil da semana passada e na maioria pacíficas. E estavam 69 mil membros...


Milhares de crianças migram sozinhas para os EUA

Cerca de 15 mil crianças migrantes estão presas nos EUA em mais de 100 albergues privados. A maioria desses menores são adolescentes...


OLP condena Austrália por reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) diz que o reconhecimento por parte da Austrália de Jerusalém Ocidental como...


Diário de Notícias - Globo
A Grande Referência Diária

Fundador da HQ Trivia e Vine, morre aos 34 anos

A polícia encontrou o corpo de Colin Kroll depois da namorada ter pedido ajuda às autoridades para o encontrar


Médium acusado de abusos sexuais entrega-se à polícia

Conhecido como o médium das estrelas, João de Deus era considerado "fugitivo" da Justiça para o Ministério Público desde sábado


Número de mortos do atentado de Estrasburgo sobe para cinco

O balanço das vítimas mortais do atentado de Estrasburgo eleva-se para cinco. Este domingo foi desligada a máquina à vítima que estava em morte...


Paul Romer: casou de manhã e à tarde recebeu o Nobel da Economia

Em poucas horas Paul Romer viveu em Estocolmo dois dos momentos mais importantes da sua vida.


Espanhóis manifestam-se por uma pensão mínima de 1080 euros

Os pensionistas espanhóis voltaram este sábado à rua para exigirem melhores pensões. Exigem uma pensão mínima de 1080 euros mensais


Incêndio em zoo de Inglaterra obriga à retirada de animais e visitantes

Um incêndio deflagrou esta manhã no jardim zoológico de Chester, um dos maiores da Inglaterra, levando à evacuação de animais e visitantes.


Coletes amarelos: mais polícias que manifestantes nas ruas de França

Manifestações em França reuniram 66 mil pessoas, praticamente metade dos 126 mil da semana passada e na maioria pacíficas. E estavam 69 mil membros...


Milhares de crianças migram sozinhas para os EUA

Cerca de 15 mil crianças migrantes estão presas nos EUA em mais de 100 albergues privados. A maioria desses menores são adolescentes...


OLP condena Austrália por reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) diz que o reconhecimento por parte da Austrália de Jerusalém Ocidental como...


Diário de Notícias - Globo
A Grande Referência Diária

Fundador da HQ Trivia e Vine, morre aos 34 anos

A polícia encontrou o corpo de Colin Kroll depois da namorada ter pedido ajuda às autoridades para o encontrar


Médium acusado de abusos sexuais entrega-se à polícia

Conhecido como o médium das estrelas, João de Deus era considerado "fugitivo" da Justiça para o Ministério Público desde sábado


Número de mortos do atentado de Estrasburgo sobe para cinco

O balanço das vítimas mortais do atentado de Estrasburgo eleva-se para cinco. Este domingo foi desligada a máquina à vítima que estava em morte...


Paul Romer: casou de manhã e à tarde recebeu o Nobel da Economia

Em poucas horas Paul Romer viveu em Estocolmo dois dos momentos mais importantes da sua vida.


Espanhóis manifestam-se por uma pensão mínima de 1080 euros

Os pensionistas espanhóis voltaram este sábado à rua para exigirem melhores pensões. Exigem uma pensão mínima de 1080 euros mensais


Incêndio em zoo de Inglaterra obriga à retirada de animais e visitantes

Um incêndio deflagrou esta manhã no jardim zoológico de Chester, um dos maiores da Inglaterra, levando à evacuação de animais e visitantes.


Coletes amarelos: mais polícias que manifestantes nas ruas de França

Manifestações em França reuniram 66 mil pessoas, praticamente metade dos 126 mil da semana passada e na maioria pacíficas. E estavam 69 mil membros...


Milhares de crianças migram sozinhas para os EUA

Cerca de 15 mil crianças migrantes estão presas nos EUA em mais de 100 albergues privados. A maioria desses menores são adolescentes...


OLP condena Austrália por reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) diz que o reconhecimento por parte da Austrália de Jerusalém Ocidental como...


Diário de Notícias - Globo
A Grande Referência Diária

Fundador da HQ Trivia e Vine, morre aos 34 anos

A polícia encontrou o corpo de Colin Kroll depois da namorada ter pedido ajuda às autoridades para o encontrar


Médium acusado de abusos sexuais entrega-se à polícia

Conhecido como o médium das estrelas, João de Deus era considerado "fugitivo" da Justiça para o Ministério Público desde sábado


Número de mortos do atentado de Estrasburgo sobe para cinco

O balanço das vítimas mortais do atentado de Estrasburgo eleva-se para cinco. Este domingo foi desligada a máquina à vítima que estava em morte...


Paul Romer: casou de manhã e à tarde recebeu o Nobel da Economia

Em poucas horas Paul Romer viveu em Estocolmo dois dos momentos mais importantes da sua vida.


Espanhóis manifestam-se por uma pensão mínima de 1080 euros

Os pensionistas espanhóis voltaram este sábado à rua para exigirem melhores pensões. Exigem uma pensão mínima de 1080 euros mensais


Incêndio em zoo de Inglaterra obriga à retirada de animais e visitantes

Um incêndio deflagrou esta manhã no jardim zoológico de Chester, um dos maiores da Inglaterra, levando à evacuação de animais e visitantes.


Coletes amarelos: mais polícias que manifestantes nas ruas de França

Manifestações em França reuniram 66 mil pessoas, praticamente metade dos 126 mil da semana passada e na maioria pacíficas. E estavam 69 mil membros...


Milhares de crianças migram sozinhas para os EUA

Cerca de 15 mil crianças migrantes estão presas nos EUA em mais de 100 albergues privados. A maioria desses menores são adolescentes...


OLP condena Austrália por reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) diz que o reconhecimento por parte da Austrália de Jerusalém Ocidental como...


Diário de Notícias - Globo
A Grande Referência Diária

Fundador da HQ Trivia e Vine, morre aos 34 anos

A polícia encontrou o corpo de Colin Kroll depois da namorada ter pedido ajuda às autoridades para o encontrar


Médium acusado de abusos sexuais entrega-se à polícia

Conhecido como o médium das estrelas, João de Deus era considerado "fugitivo" da Justiça para o Ministério Público desde sábado


Número de mortos do atentado de Estrasburgo sobe para cinco

O balanço das vítimas mortais do atentado de Estrasburgo eleva-se para cinco. Este domingo foi desligada a máquina à vítima que estava em morte...


Paul Romer: casou de manhã e à tarde recebeu o Nobel da Economia

Em poucas horas Paul Romer viveu em Estocolmo dois dos momentos mais importantes da sua vida.


Espanhóis manifestam-se por uma pensão mínima de 1080 euros

Os pensionistas espanhóis voltaram este sábado à rua para exigirem melhores pensões. Exigem uma pensão mínima de 1080 euros mensais


Incêndio em zoo de Inglaterra obriga à retirada de animais e visitantes

Um incêndio deflagrou esta manhã no jardim zoológico de Chester, um dos maiores da Inglaterra, levando à evacuação de animais e visitantes.


Coletes amarelos: mais polícias que manifestantes nas ruas de França

Manifestações em França reuniram 66 mil pessoas, praticamente metade dos 126 mil da semana passada e na maioria pacíficas. E estavam 69 mil membros...


Milhares de crianças migram sozinhas para os EUA

Cerca de 15 mil crianças migrantes estão presas nos EUA em mais de 100 albergues privados. A maioria desses menores são adolescentes...


OLP condena Austrália por reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) diz que o reconhecimento por parte da Austrália de Jerusalém Ocidental como...


Diário de Notícias - Globo
A Grande Referência Diária

Fundador da HQ Trivia e Vine, morre aos 34 anos

A polícia encontrou o corpo de Colin Kroll depois da namorada ter pedido ajuda às autoridades para o encontrar


Médium acusado de abusos sexuais entrega-se à polícia

Conhecido como o médium das estrelas, João de Deus era considerado "fugitivo" da Justiça para o Ministério Público desde sábado


Número de mortos do atentado de Estrasburgo sobe para cinco

O balanço das vítimas mortais do atentado de Estrasburgo eleva-se para cinco. Este domingo foi desligada a máquina à vítima que estava em morte...


Paul Romer: casou de manhã e à tarde recebeu o Nobel da Economia

Em poucas horas Paul Romer viveu em Estocolmo dois dos momentos mais importantes da sua vida.


Espanhóis manifestam-se por uma pensão mínima de 1080 euros

Os pensionistas espanhóis voltaram este sábado à rua para exigirem melhores pensões. Exigem uma pensão mínima de 1080 euros mensais


Incêndio em zoo de Inglaterra obriga à retirada de animais e visitantes

Um incêndio deflagrou esta manhã no jardim zoológico de Chester, um dos maiores da Inglaterra, levando à evacuação de animais e visitantes.


Coletes amarelos: mais polícias que manifestantes nas ruas de França

Manifestações em França reuniram 66 mil pessoas, praticamente metade dos 126 mil da semana passada e na maioria pacíficas. E estavam 69 mil membros...


Milhares de crianças migram sozinhas para os EUA

Cerca de 15 mil crianças migrantes estão presas nos EUA em mais de 100 albergues privados. A maioria desses menores são adolescentes...


OLP condena Austrália por reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) diz que o reconhecimento por parte da Austrália de Jerusalém Ocidental como...


Diário de Notícias - Globo
A Grande Referência Diária

Fundador da HQ Trivia e Vine, morre aos 34 anos

A polícia encontrou o corpo de Colin Kroll depois da namorada ter pedido ajuda às autoridades para o encontrar


Médium acusado de abusos sexuais entrega-se à polícia

Conhecido como o médium das estrelas, João de Deus era considerado "fugitivo" da Justiça para o Ministério Público desde sábado


Número de mortos do atentado de Estrasburgo sobe para cinco

O balanço das vítimas mortais do atentado de Estrasburgo eleva-se para cinco. Este domingo foi desligada a máquina à vítima que estava em morte...


Paul Romer: casou de manhã e à tarde recebeu o Nobel da Economia

Em poucas horas Paul Romer viveu em Estocolmo dois dos momentos mais importantes da sua vida.


Espanhóis manifestam-se por uma pensão mínima de 1080 euros

Os pensionistas espanhóis voltaram este sábado à rua para exigirem melhores pensões. Exigem uma pensão mínima de 1080 euros mensais


Incêndio em zoo de Inglaterra obriga à retirada de animais e visitantes

Um incêndio deflagrou esta manhã no jardim zoológico de Chester, um dos maiores da Inglaterra, levando à evacuação de animais e visitantes.


Coletes amarelos: mais polícias que manifestantes nas ruas de França

Manifestações em França reuniram 66 mil pessoas, praticamente metade dos 126 mil da semana passada e na maioria pacíficas. E estavam 69 mil membros...


Milhares de crianças migram sozinhas para os EUA

Cerca de 15 mil crianças migrantes estão presas nos EUA em mais de 100 albergues privados. A maioria desses menores são adolescentes...


OLP condena Austrália por reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) diz que o reconhecimento por parte da Austrália de Jerusalém Ocidental como...


Diário de Notícias - Globo
A Grande Referência Diária

Fundador da HQ Trivia e Vine, morre aos 34 anos

A polícia encontrou o corpo de Colin Kroll depois da namorada ter pedido ajuda às autoridades para o encontrar


Médium acusado de abusos sexuais entrega-se à polícia

Conhecido como o médium das estrelas, João de Deus era considerado "fugitivo" da Justiça para o Ministério Público desde sábado


Número de mortos do atentado de Estrasburgo sobe para cinco

O balanço das vítimas mortais do atentado de Estrasburgo eleva-se para cinco. Este domingo foi desligada a máquina à vítima que estava em morte...


Paul Romer: casou de manhã e à tarde recebeu o Nobel da Economia

Em poucas horas Paul Romer viveu em Estocolmo dois dos momentos mais importantes da sua vida.


Espanhóis manifestam-se por uma pensão mínima de 1080 euros

Os pensionistas espanhóis voltaram este sábado à rua para exigirem melhores pensões. Exigem uma pensão mínima de 1080 euros mensais


Incêndio em zoo de Inglaterra obriga à retirada de animais e visitantes

Um incêndio deflagrou esta manhã no jardim zoológico de Chester, um dos maiores da Inglaterra, levando à evacuação de animais e visitantes.


Coletes amarelos: mais polícias que manifestantes nas ruas de França

Manifestações em França reuniram 66 mil pessoas, praticamente metade dos 126 mil da semana passada e na maioria pacíficas. E estavam 69 mil membros...


Milhares de crianças migram sozinhas para os EUA

Cerca de 15 mil crianças migrantes estão presas nos EUA em mais de 100 albergues privados. A maioria desses menores são adolescentes...


OLP condena Austrália por reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) diz que o reconhecimento por parte da Austrália de Jerusalém Ocidental como...


Diário de Notícias - Globo
A Grande Referência Diária

Fundador da HQ Trivia e Vine, morre aos 34 anos

A polícia encontrou o corpo de Colin Kroll depois da namorada ter pedido ajuda às autoridades para o encontrar


Médium acusado de abusos sexuais entrega-se à polícia

Conhecido como o médium das estrelas, João de Deus era considerado "fugitivo" da Justiça para o Ministério Público desde sábado


Número de mortos do atentado de Estrasburgo sobe para cinco

O balanço das vítimas mortais do atentado de Estrasburgo eleva-se para cinco. Este domingo foi desligada a máquina à vítima que estava em morte...


Paul Romer: casou de manhã e à tarde recebeu o Nobel da Economia

Em poucas horas Paul Romer viveu em Estocolmo dois dos momentos mais importantes da sua vida.


Espanhóis manifestam-se por uma pensão mínima de 1080 euros

Os pensionistas espanhóis voltaram este sábado à rua para exigirem melhores pensões. Exigem uma pensão mínima de 1080 euros mensais


Incêndio em zoo de Inglaterra obriga à retirada de animais e visitantes

Um incêndio deflagrou esta manhã no jardim zoológico de Chester, um dos maiores da Inglaterra, levando à evacuação de animais e visitantes.


Coletes amarelos: mais polícias que manifestantes nas ruas de França

Manifestações em França reuniram 66 mil pessoas, praticamente metade dos 126 mil da semana passada e na maioria pacíficas. E estavam 69 mil membros...


Milhares de crianças migram sozinhas para os EUA

Cerca de 15 mil crianças migrantes estão presas nos EUA em mais de 100 albergues privados. A maioria desses menores são adolescentes...


OLP condena Austrália por reconhecer Jerusalém Ocidental como capital de Israel

O secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) diz que o reconhecimento por parte da Austrália de Jerusalém Ocidental como...